domingo, 24 de outubro de 2021

Paranavaí Cidade Poesia PR


Boa Noite Notívagos...As três funções da arte, são: função pragmática; função naturalista; função formalista. Entrar em contato com qualquer forma de arte promove a ampliação da consciência física e mental, facilitando o autoconhecimento, autoconfiança e resgatando a auto estima, possibilitando que o indivíduo ressignifique a própria vida. Arteterapia é uma prática terapêutica que tem como objetivo conduzir o cliente, individualmente ou em grupo, ao conhecimento de si mesmo. Visa a estimular o crescimento interior, abrir novos horizontes, ampliar a consciência do indivíduo sobre si e sobre sua existência e o desenvolvimento da personalidade. A arteterapia é um procedimento terapêutico que funciona como um recurso que busca interligar os universos interno e externo de um indivíduo, por meio da sua simbologia. É uma arte livre, conectada a um processo terapêutico, transformando-se numa técnica especial, não meramente artística. Artistas plásticos, dançarinos, pintores, atores, músicos, fotógrafos, etc. Saúde: enfermeiros, médicos, psicólogos, psicanalistas etc. A arteterapia pode ser trabalhada em grupo ou individualmente. O arteterapeuta é um profissional que utiliza técnicas artísticas para auxiliar os pacientes na compreensão das suas emoções. Ao longo dos anos, o conceito de arteterapia se desenvolveu e deu espaços para o surgimento de uma nova profissão: o arteterapeuta.



A arte pode contribuir imensamente para o desenvolvimento da criança, pois é na interação da criança com seu meio que se inicia a aprendizagem. Essa arte tem início quando os sentidos da criança estabelecem o primeiro contato com o ambiente, e ela reage a essas experiências sensoriais. A importância do artista na sociedade vai muito além do entretenimento. Seu papel é fundamental para o desenvolvimento intelectual, formação de opinião, inclusão social, educação e por fim, é a forma mais incrível de fazer com que as pessoas enxerguem o mundo com uma outra visão. A arte nos dá um entendimento de mundo mais amplo: é um meio de comunicação entre as pessoas e os povos; nos dá subsídios para compreender melhor a vida e nos proporciona a união da nossa racionalidade com a nossa emoção. Entre elas, podemos destacar a função de educar, informar e entreter. A arte estimula a percepção, a sensibilidade, a cognição, a expressão e a criatividade. Além disso, a arte tem sua função social, pois é capaz de reinserir pessoas na sociedade e de ampliar os horizontes de cidadãos marginalizados. Resposta. De um modo geral, podemos dizer que a arte tem três funções principais: a função pragmática, a função formalista e a função naturalista. Naturalista: a função naturalista da arte avalia sua integridade, ou seja, seu conteúdo e sua mensagem são mais importantes que a forma em que é apresentada.



A Arteterapia é um processo terapêutico que faz uso da arte e a entende como uma representação simbólica da vida intrapsíquica do indivíduo e também como um recurso mediador da interação com as pessoas. Este processo terapêutico trabalha com a intersecção de vários conhecimentos: educação, saúde, arte e ciências. A arteterapia apresenta-se como uma técnica que, por meio de variados recursos artísticos, favorece o caminho ao autoconhecimento. É uma prática que utiliza a produção artística como principal meio de comunicação entre paciente e terapeuta. A educadora norte-americana Margareth Naumburg (1890-1983) pode ser considerada a fundadora da arteterapia, pois foi a primeira a sistematizá-la, em 1941 (Andrade, 1995, 2000). Seu trabalho é denominado Arteterapia de Orientação Dinâmica, e foi desenvolvido com base na teoria psicanalítica (Naumburg, 1966). No Brasil, em 1923 Osório César, interno do Hospital Juquerí no Rio de Janeiro, começa a desenvolver estudos sobre artes dos alienados. Em 1925 foi criada a escola livre de artes plásticas neste hospital. Em outubro de 1999, foi criada a Associação de Arteterapia no Rio de Janeiro. A arte na educação escolar desperta a capacidade de criação e ajuda a externar sentimentos, também permite compreender os planos da expressão e interagir de forma a trabalhar a inserção social de forma ampla. A arte vai além. Ela faz parte do processo natural de desenvolvimento cognitivo e até mesmo motor dos pequenos. Em Arteterapia com abordagem Junguiana, o caminho será fornecer suportes materiais adequados para que a energia psíquica plasme símbolos em criações diversas. Estas produções simbólicas retratam a psique em múltiplos estágios, ativando e realizando a comunicação entre INCONSCIENTE e EGO. A criança na educação infantil explora os sentidos em tudo que faz. Através da realização de atividades artísticas ela desenvolve sentimento, auto estima, capacidade de representar. A arte pode ir além de uma atividade prática e precisa ser compreendida como um processo que envolve sentimentos e emoções.


Enfim Galera...A Arteterapia tem como principal objetivo atuar como um catalisador, favorecendo o processo terapêutico, de forma que o indivíduo entre em contato com conteúdo internos e muitas vezes inconscientes, normalmente barrados por algum motivo, assim expressando sentimentos e atitudes até então desconhecidos. Então pratiquem A Arteterapia, Vlw Galera ate.




quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Elessandro De Almeida Blogger

 

Pvaí Cidade Poesia...Da junção Dos Rios Paraná e Ivaí, surgiu a Colônia Paranavaí. A Cidade Poesia Do Paraná.

 
A Cidade Poesia Do Paraná. Da junção Dos Rios Paraná e Ivaí, surgiu a Colônia Paranavaí. Pvaí é um município localizado no Noroeste do estado do Paraná, principal centro da microrregião de Paranavaí. Fundada em 1951. Entre as mais jovens regiões do estado do Paraná a serem povoadas e colonizadas, como decorrência do ciclo do café, está a imensa zona situada a noroeste, nas bacias dos rios Ivaí e Paranapanema, nos limites do Paraná com o Mato Grosso do Sul.

Fotos De Elessandro De Almeida Blogger:

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Elessandro De Almeida Blogger

 Pvaí Cidade Poesia...Da junção Dos Rios Paraná e Ivaí, surgiu a Colônia Paranavaí. A Cidade Poesia Do Paraná. Paranavaí é um município cultural localizado no Noroeste do Paraná, Fundada em 1951. A cidade é hoje centro de um município de 1 202,4 km² de área, onde vivem cerca de 90 mil habitantes de acordo com as ultimas estatísticas. Entre as mais jovens regiões do estado do Paraná a serem povoadas e colonizadas, como decorrência do ciclo do café, está imensa zona situada a noroeste, nas bacias dos rios Ivaí e Paranapanema, nos limites do Paraná com o Mato Grosso do Sul. A partir de 1930, o povoamento deslocou-se rapidamente para a Fazenda Velha Brasileira, atual zona urbana de Paranavaí, em terras virgens e férteis foi plantado nada menos que um milhão de pés de café. A inesgotável exuberância da terra da Fazenda Velha Brasileira atraiu, em curto lapso de tempo, pessoas de todos os quadrantes do país, que vieram de uma ou outra forma, contribuir para o progresso e desenvolvimento da cidade nascente. A Fazenda Velha Brasileira, surgindo sob inspiração de Dr. Lindolfo Collor, um dos líderes da Revolução de 1930 e autor da legislação trabalhista brasileira veio a pertencer-lhe. Posteriormente foi transferida à Companhia Braviaco.
Algum tempo mais tarde, por conta do Decreto No. 800"de 8 de abril de 1931, assinado pelo General Mário Tourinho, então Interventor Federal do Paraná, as terras de Paranavaí voltaram ao domínio do Estado, sendo autorizado o seu loteamento. Data dessa época o início da decadência da povoação e da localidade. Devido à burocracia existente, verificou-se um verdadeiro êxodo na população, que abandonava o patrimônio para fixar-se noutra localidade. Somente a partir de 1944, reiniciou-se o loteamento sob orientação do Dr. Francisco de Almeida Faria, quando, então se acredita, a localidade recebeu a denominação de "Colônia Paranavaí", neologismo formado pela junção dos nomes dos rios Paraná e Ivaí. Em 1956, no concurso promovido pela Associação Brasileira de Municípios, Paranavaí foi classificada, recebendo o "Diploma de Honra", como um dos cinco municípios de maior progresso e desenvolvimento em todo o Brasil sendo entregue pelo então presidente da república Juscelino Kubitschek. Paranavaí conta com um dos mais modernos teatros do Paraná. O Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa, que foi inaugurado na noite de primeiro de abril de 2003 com o espetáculo O Segundo Sopro, do Balé Teatro Guaíra. O Teatro está no Centro Cultural Rodrigo Ayres, possuem 357 lugares, palco em estilo italiano, três camarins e ar condicionado central. A obra tem ainda um elevador para pessoas deficientes e um moderno sistema de som. O Femup - Festival de Música, Poesia e Contos de Paranavaí é um dos únicos do gênero no Brasil e é realizado há mais de 45 anos. E ainda o Projeto Ler para Crescer, que é uma feira onde são expostos vários livros e trabalhos para todo tipo de idade. A pouco tempo atrás foi lançado um livro sobre a cidade, intitulado "Paranavaí, Sua Marca...Sua História...Sua Gente" e escrito pela professora Fátima Ferreira Louro Pinto. Além do Teatro Municipal, Paranavaí ainda conta com uma Casa de Cultura, com um pequeno teatro para apresentações e eventos menores.

Fotos De Elessandro De Almeida Blogger:

sábado, 2 de outubro de 2021

O Dia Em Que Eles Chegaram De Elessandro De Almeida

FALA GALERA...COMO UM BLOGUEIRO NOTÍVAGO, EU USO AS MADRUGADAS PARA ME INSPIRAR,E ATRAVÉS DESSAS INSPIRAÇÕES DA NOITE,EU ESCREVI MEU LIVRO INTITULADO: O DIA EM QUE ELES CHEGARAM...NA VERDADE,ERA PARA SER O ROTEIRO DO MEU QUARTO FILME,MAS ENTÃO EU DECIDI TRANSFORMA-LO EM UM LIVRO DE SUSPENSE,MISTÉRIO,E FICÇÃO CIENTÍFICA. COM UMA PITADA DE UFOLOGIA QUE EU TAMBÉM ADORO. "O DIA EM QUE ELES CHEGARAM" CONTA A INTRIGANTE HISTORIA DE UMA PEQUENA ALDEIA INDÍGENA QUE INEXPLICAVELMENTE POUCO A POUCO, COMEÇA A SER ABDUZIDA POR ESTRANHAS E MISTERIOSAS CRIATURAS NOTURNAS...
O DIA EM QUE ELES CHEGARAM...
Você pode achar que eles não existem...Mas eles sabem que você existe. 
No meio da selva, uma pequena e pacata aldeia indígena vivia em paz com a natureza, mas estranhas coisas começaram a acontecer.Misteriosamente um grupo de homens brancos chegou para pesquisar sobre a origem da tribo. Com o passar do tempo, alguns indígenas começam a desaparecer sem deixar rastros, O medo e as suspeitam aumentam, e os indígenas começam a pensar que talvez aqueles simpáticos forasteiros, também estejam envolvidos nos desaparecimentos, mas o que os membros da tribo Arara estavam presta a descobrir, seria algo maior que suas mentes podiam imaginar. Afastados da civilização, e Isolados no meio da floresta, todo cuidado é pouco, pois a harmonia da tribo nunca mais foi à mesma desde o dia em que eles chegaram...
= CAPÍTULOS DO LIVRO:
CAPÍTULO 01: VULTOS NEGROS
CAPÍTULO 02: A CHEGADA
CAPÍTULO 03: DE ONDE VIEMOS
CAPÍTULO 04: O GRITO DE AYRA
CAPÍTULO 05: ONDE ESTA HOTXUÁ
CAPÍTULO 06: LUZES NA ÁGUA
CAPÍTULO 07: HABITANTES EXTERNOS
= PERSONAGENS DO LIVRO: 

= TURUNA: O MAIS VALENTE, FORTE E AGIL CAÇADOR DA ALDEIA. SUA ESPECIALIDADE ERA A PESCA, E FAZER ARMADILHAS. ELE É NOIVO DE PORÃ. 

= PORÃ: A FILHA DO CACIQUE, E A MULHER MAIS BELA DA TRIBO. SUA ESPECIALIDADE ERA FAZER ROUPAS, ADEREÇOS E ADORNOS PARA TODA TRIBO. ELA É NOIVA DE TURUNA.

= UPIARA: O MELHOR CONSTRUTOR,E O ENGENHEIRO DA ALDEIA, ELE É O FABRICANTE DE ARMAS. SUA ESPECIALIDADE ERA CONSTRUIR CANOAS, E AS CASAS DA ALDEIA.

= TUPÃ: O PAJE, O MEMBRO MAIS VELHO E SÁBIO DA TRIBO. POR SER O CURANDEIRO, SUA ESPECIALIDADE ERA A MEDICINA ALTERNATIVA, ATRAVES DE ERVAS E ORAÇÕES.

= TIBIRIÇA: O CACIQUE, CHEFE E O LÍDER DA ALDEIA. SUA ESPECIALIDADE ERA A EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA EM LONGAS VIAGENS, E OS ANTIGOS CONTATOS COM HOMENS BRANCOS. 

= ACI: A MAIS VELHA DAS MULHERES, CHAMADA DE MÃE DA TRIBO POR SER A PARTEIRA DA ALDEIA, MESTRE EM ARTESANATO, SUA ESPECIALIDADE ERA CESTARIA, E OBJETOS DE BARRO. 

= AYRA: NETA DE ACI, FILHA DE BARTIRA E ABAETÉ, UMA DAS CRIANÇAS DA TRIBO, E A MELHOR AMIGA DE CAINÃ, ELA FOI A PRIMEIRA ARARA SEQUESTRADA PELOS VULTOS NEGROS. 

= HOTXUÁ: É O PALHAÇO DA TRIBO, SEMPRE FELIZ TOCANDO SUA FLAUTA PÃ, COM SUAS BRINCADEIRAS, E IMITAÇÕES DE ANIMAIS, ELE FAZ A ALEGRIA DE TODA A ALDEIA, PRINCIPALMENTE A DAS CRIANÇAS. 

= CAINÃ: UMA DAS CRIANÇAS DA TRIBO, IRMÃO MAIS NOVO DE UPIARA, E O MELHOR AMIGO DE AYRA. O MENINO FOI A CHAVE DE TODO O MISTÉRIO. 

= BARTIRA: FILHA DE ACI, MULHER DE ABAETÉ, E MÃE DE AYRA. 

= ABAETÉ: UM DOS GUERREIROS DO CACIQUE, E GUARDA DA ALDEIA, MARIDO DE BARTIRA, E PAI DE AYRA.


= OS MEMBROS DA EXPEDIÇÃO ORIGENS:

= KINAYA: A FASCINANTE LÍDER DA EXPEDIÇÃO ORIGENS, ELA É CIENTISTA, E A MAIS INTELIGENTE DO GRUPO, ESPECIALISTA EM FILOLOGIA, ENGENHARIA CIENTÍFICA, E MEDICINA MODERNA. ERA CHAMADA PELOS ARARAS DE: OLHOS AZUIS.

= FLYNN: O SEDUTOR BOTÂNICO DA EXPEDIÇÃO, CONSIDERADO UM GALÃ, ELE É BONITO, CHARMOSO, E ESPECIALISTA EM FICOLOGIA, TAXONOMIA, ETNOBOTÂNICA, BIOQUIMICA, FITOPATOLOGIA, E BIOLOGIA. ERA CHAMADO PELOS ARARAS DE: CABELOS DE FOGO.

= CAÍQUE: O EXCÊNTRICO ZOÓLOGO DA EXPEDIÇÃO, O MAIS INTERATIVO E SELVAGEM DO GRUPO, ESPECIALISTA EM ENTOMOLOGIA, ICTIOLOGIA, ORNITOLOGIA, HERPERTÓLOGIA, MALACÓLOGIA, E CETOLOGIA. ERA CHAMADO PELOS ARARAS DE: O BARBADO.

= KYLIE: A ARQUEOLOGA DA EXPEDIÇÃO, A MAIS MISTERIOSA E SILENCIOSA DO GRUPO, SEMPRE COMPENETRADA NO SERVIÇO, ELA TINHA COMO ESPECIALIDADE, A GEOLOGIA, PALEONTOLOGIA, E A ARQUEOLOGIA SUBAQUATICA. ERA CHAMADA PELOS ARARAS DE: A BRANCA.

= AKIRA: O DOCUMENTARISTA DA EXPEDIÇÃO, ELE REGISTRA CADA PASSO DA EXPEDIÇÃO NA ALDEIA, ATRAVÉS DE VIDEOS, FOTOS, E ETC...E ALEM DE SER O MAIS SIMPÁTICO DA EQUIPE, ELE É ESPECIALISTA EM CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS, E EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. ERA CHAMADO PELOS ARARAS DE: OLHOS RASGADOS.

= JAY: É O SOLDADO DA EXPEDIÇÃO, CONSTANTEMENTE MAL HUMORADO E DESCONFIADO, ELE É O MAIS FORTE DOS HOMENS DA EQUIPE, SEMPRE ALERTA, SUAS ESPECIALIDADES, ERA O RASTREAMENTO E A SOBREVIVÊNCIA NA SELVA, ALEM DE SER UM EXCELENTE CAÇADOR, JAY TAMBÉM É UM ESTRATEGISTA MILITAR, TENDO SEMPRE AO LADO DE SUAS IMPONENTES ARMAS. ERA CHAMADO PELOS ARARAS DE: O CARA FEIA.